Clique nas fotos para ampliá-las

Sony Car

                               

                               

 

MINI DACON

                       

FIO

                               

                               

TROFÉU RECEBIDO PELO 1º LUGAR

CONCORRENTES

                               

                               

                               

                               

                               

                       

 

INDAIATUBA 29 JULHO DE 2006
 
    Data histórica para a equipe de Professores alunos e colaboradores da faculdade de Design de Mauá,que neste fim de semana, conquistaram no maior laboratório de automóveis da América do Sul (Campo de provas da GB-Indaiatuba-SP) a primeira colocação no concurso de  engenharia automotiva na categoria Veículos Elétricos.
    Apresentando o recém construído protótipo de carro elétrico FADIM - FIO onde concoreu contra as melhores escolas de engenharia do país entre elas MacKenzie, FEI, ULBRA, ITAJUBÁ, UNICAMP, UNIFEI, FED.MINAS, ESTADUAL DE MINAS, FAAP, MAUÁ, ANHEMBI/MORUMBI, FATEC.
Os quesitos exigidos na competição em duas categorias de veículos SUPERECONÔMICOS, Gasolina e Eletrico, questionavam alto desempenho em kilometragem e tecnologia aplicada aos projetos enfatizando responsabilidades ecológicas e ambientais para promover o desempenho de veículos LIMPOS de emissão de poluentes.
    Após trabalho árduo e planejamento meticuloso movido pelo Chefe da equipe o Prof. Leone Fragassi, do curso de Design que consumiu mais de 200horas, período de Agosto 2005/ a Julho 2006, junto com sua equipe e uma fiel parceria com patrocinadores e colaboradores, surgiu o projeto do protótipo FIO - Construído com materiais 97% recicláveis,capaz de fazer uma incrível autonomia  de R$ 0,01536 por Kilometro,destinado a buscar um recorde oficial de desempenho de kilometragem dispondo apenas de um minúsculo motor de ventilador de radiador de 300W e uma simples bateria de Moto de 6 Amperes fornecidos pela comissão da prova presidida pela CBA-FIA (Conf-Brasileira de Automobilismo)
Um grande desafio, assumido pela sua equipe, lembrando que o grupo formado por uma faculdade de DESIGN sem os laboratórios e pacote tecnológico disponíveis nas instituições acadêmicas concorrentes.
    Motivados pelo  forte objetivo, o grupo enfrentou grande diversidade de problemas inclusive de local para trabalho e recursos financeiros, nada abalou a equipe que concluiu os 4 projetos uma semana antes  da prova (29 julho,2006).
Emocionado, o Professor recebeu das mãos do Presidente da CBA e uma seleta comissão julgadora da prova os representantes da PETROBRÁS ,BOSCH, MICHELIN, NSK, AUTOCAD-UGS, POWERBURST e GM.
Um fato memorável demonstrando que vontade e determinação pode superar limites que a princípio podem parecer intransponíveis mas com o objetividade e credibilidade, tributos que certamente foram ensinados da melhor maneira aos alunos do curso de Design.
 
Da redação SP - News 30/07/2006
Adriano Pazzanoto SP